segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Ele está chegando! Quais os preparativos para a chegada do filhote?



Por EDUARDO FREIRE
Http://www.euqueroumfilhote.com.br
Quando pensar em adquirir um filhotinho, deve-se pensar nos preparativos da chegada do mais novo integrante.

CAMA

Você deve dar ao filhote uma cama. O local onde o melhor amigo irá dormir deve estar longe de correntes de ar. O interior da cama, acaso estiver frio, deve ser forrado com um cobertor para que ele possa se ajeitar em algo macio e quentinho.
A cama deve ficar em um local relativamente quieto para que o filhote possa dormir sem ser perturbado sempre que estiver cansado.

VASILHA DE ALIMENTO E ÁGUA
O filhote deve ter suas próprias vasilhas de alimento e água. Dê preferência para as vasilhas de metal, são mais pesadas, impossibilitando assim, que o pequeno cão a carregue. Seu tamanho deve ser de tal forma que ele posa comer e beber confortavelmente sem submergir o focinho e orelhas.

ALIMENTO
Tenha um suprimento de alimento preparado para a chegada do filhote. Pergunte ao criador o que o filhote está acostumado a comer. É melhor manter a mesma dieta por alguns dias. Uma troca de alimento, deverá ser feita gradativamente e levará aproximadamente uma semana.

BRINQUEDO
Todos os filhotes gostam de mastigar. Este é um comportamento normal e ajuda no processo de dentição. Dê a ele alguns brinquedos só dele para impedi-lo de pegar outros itens da sua casa. Os brinquedos não precisam ser elaborados, mas assegure-se de que não sejam tóxicos, grandes o suficiente para não serem engolidos e relativamente indestrutíveis. Cuidado com brinquedos que tenham apliques ou apitos. Se ele engolir objetos, eles podem ficar presos na garganta, estômago ou intestinos e podem ser uma séria ameaça à vida do melhor amigo.

PEDIATRA VETERINÁRIO
Finalmente, assegure-se de ter anotado o nome e endereço do pediatra, neste caso, o veterinário. Todos os canis sérios possuem veterinários responsáveis pelo mesmo.

CUIDADO, FILHOTES SÃO ASPIRADORES!
Enquanto for filhote, mantenha tudo que possa ser perigoso fora do alcance do pequeno. Ele pode cavar ou mastigar qualquer coisa que encontrar incluindo plantas e fios elétricos.

A CHEGADA DO FILHOTE

No momento em que ele chegar, deixe que cheire o ambiente e se familiarize com seus arredores. Só depois mostre a cama dele.

A APRESENTAÇÃO DO FILHOTE PARA A FAMÍLIA
A apresentação do filhote à família deve ser feita com cautela. Este é um perí­odo difí­cil e confuso para o pequeno grande amigo. Sua casa é uma profusão de visões, sons e cheiros estranhos que ele pode achar excitante, mas talvez seja um pouco demais. Ele sentirá falta da mãe, dos irmãos e irmãs e irá querer que sua famí­lia propicie a companhia, conforto e segurança que deixou para trás.

A ESCOLHA DO NOME
Escolha um nome para o filhote o mais rápido possí­vel. Seja insistente e o use repetidamente enquanto fala com ele – tão rápido ele aprenderá a responder.

ATENÇÃO!: ALERTA PARA AS CRIANÇAS
Crianças novas na famí­lia precisam aprender que filhotes não são brinquedos. Você verá que o filhote brinca vigorosamente por pequenos períodos, pois necessitam dormir um grande período de tempo. Dormir é tão importante para seu filhote quanto para um bebê, então não o perturbe enquanto estiver dormindo.

CIÚMES DE OUTROS ANIMAIS DA CASA
Não deixe de dar atenção aos outros animais de estimação da família ou eles podem ficar com ciúmes do recêm-chegado. Faça as apresentações gradualmente, em território neutro e sob constante supervisão. Nunca deixe um filhote sozinho com um cão ou gato mais velho. Alimente-os separadamente até que se tornem amigos.

AS PRIMEIRAS NOITES DO FILHOTE
Durante as primeiras noites, o filhote ficará agitado e poderá choramingará quando deixado sozinho. Enrole uma bolsa de água quente e um despertador em um cobertor e coloque na cama dele, isso pode ser confortante para um filhote novo. Entretanto, estes itens não devem ser feitos de borracha ou plástico, ou o filhote os mastigará.
Acima de tudo, tenha paciência com o novo integrante da família durante a apresentação à sua casa. Não dê nem fale de forma agressiva com ele durante os primeiros dias, mesmo que seja destrutivo e faça bagunça - no estado em que está, pode apenas passar a ter medo de você. Este perí­odo inicial deve ser agradável, para que você e seu filhote possam se conhecer, assim ele aprenderá a confiar em você, formando então as bases para uma vida feliz juntos.


Publicidade - http://www.euqueroumfilhote.com.br
filhote maltes, canil maltes, criador maltes, venda maltes, compra maltes, maltes para venda, maltes compra, maltes filhote, maltes filhotes, filhotes maltes

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Meu filhote chora! Pego ou deixo chorar?


Filhotes choram por inúmeros fatores,
primeiramente, devemos saber o motivo deste choro para depois tentarmos solucionar o problema.

Motivos do choro:

1 - FOME OU SEDE
Se o pequenino estiver com fome ou sede ele irá resmungar. Cabe ressaltar que, filhote tem a necessidade de se alimentar 3 a 4 vezes por dia. Água nunca poderá faltar para ele e tem que estar fresca. Ofereça sempre água mineral ou filtrada.

2 - FRIO, VENTO, SERENO E CHUVA
Mantenha sempre o filhote em um local aconchegante aonde ele possa evitar situações climáticas de frio, vento, sereno e chuva.

3 - AUSÊNCIA DE MÃE, PAI, NINHADA
Os primeiros dias do filhote, em seu novo lar, é estranho para o mais novo integrante da família. Neste caso, deve-se colocar um relógio despertador, abaixo da caminha do mesmo, com isso, irá relaxá-lo, pois, segundo pesquisas, ele terá a impressão que o barulho do TIC-TAC seja os batimentos cardíacos de sua mãe ou ninhada.

4 - ELE QUER VOCÊ POR PERTO
Este é um dos fatores que demonstram que o cão é um ser irracional, PORÉM, com uma inteligência fora do comum. Neste caso, quando o filhote começar a choramingar não pegue, deixe-o chorar! Pegando fará com que ele deduza que a cada momento que transmitir este sentimento alguém estará por lá para acariciá-lo e mimá-lo. Uma dica para criançada é que brinque com o mesmo durante o dia, para assim, desgastá-lo, cansando-o e, com isso, no período noturno, irá fazê-lo dormir com maior facilidade, não trocando o dia pela noite.

Por EDUARDO FREIRE
http://www.euqueroumfilhote.com.br

Meu filhote me lambeu! Isso, faz mal?



Levar um beijo do seu cãozinho não faz mal. Estudo demonstra que levar uma lambida do melhor amigo ou compartilhar a cama com ele não oferece risco à nossa saúde como muitos pensam.

Um estudo realizado na universidade Kansas State, em Manhattan, EUA, pela médica veterinária Kate Stenske, mostrou que o contato próximo entre caninos e os seus proprietários não traz riscos para a saúde humana.

O estudo da médica veterinária que analisou os riscos relacionados à bactéria Escherichia coli, causadora de problemas comuns como infecções do intestino, será publicado na próxima edição do American Journal of Veterinary Research.

Para ter plena convicção da afirmação, a veterinária coletou amostras de fezes de cães e de seus proprietários, conseguindo provar que na grande parte dos casos, o micro-organismo encontrado nos seres humanos é mais resistente e, por isso, mais perigoso à saúde - do que o encontrado entre os cachorros. Em 10% dos casos, cães e seus proprietários compartilhavam o mesmo tipo da bactéria E. coli. Isso mostrou que, na maior parte das vezes, nós, seres humanos, somos mais perigosos para os cães - ao transmitir uma bactéria mais resistente - do que o contrário.

Apesar da pesquisa ser satisfatória, Kate recomenda sempre ter bom senso na prática da higiene pessoal. “ É fundamental lavar bem as mãos antes de preparar alguma refeição ou de brincar com seu cachorro, por exemplo.”, afirma.

A médica veterinária confessa que o interesse pelo assunto abordado nasceu em função da relação PROPRIETÁRIO x CACHORRO.

Fonte Época
Texto EDUARDO FREIRE
http://www.euqueroumfilhote.com.br/



Meu filhote se coça! O que pode ser?

Existem vários fatores que podem levar o filhote a se coçar: Talvez, seja alergia! Talvez, seja parasitas!

5 causas deste problema:


1 - Comidas
Causas Ração, petiscos e comida humana. SinaisCoceira, vermelhão na pele e queda de pelo. Como evitar Jamais ofereça sua comida ao filhote. Chocolates e condimentos são recordistas em intoxicação em filhotes. Se ele tiver alergia da ração que você oferece a ele, mude de marca. TratamentoFaça uma dieta diferente por uns dois meses: Seu filhote só pode experimentar coisas que ele nunca comeu, até que você descubra um alimento que não lhe dê alergia.

2 - Produtos de limpeza
CausasProdutos industrializados com cheiros fortes, especialmente os que são usados no ar, como, por exemplo: desodorantes e removedores. Sinais A pele fica vermelha, principalmente na barriga.Como evitar Troque produtos fortes de limpeza, como removedores e aerossóis, por álcool e sabão neutro. TratamentoTudo depende do caso, mas envolve medicamentos e banhos com xampus suaves indicados pelo veterinário.

3 - Causas psicológicas
CausasTristeza, solidão, ansiedade Sinais Queda de pelo. Como evitar Não deixe-o sozinho muito tempo. TratamentoHomeopatia ou antidepressivo receitados pelo médico veterinário.

4 - Poeira
Causas Poeira e mofo. Sinais Pele avermelhada e olhos com conjuntivite. Como evitar Mantenha o local por onde ele fica, seco e limpo, e evite o contato com tapetes e carpetes.

5 - Parasitas
Causas Pulgas, piolhos, carrapatos...
SinaisCoceira, coagulos de sangue e, em alguns casos, alergia.
Como evitar Usar pipeta contra parasitas recomendada pelo veterinário.

Por: EDUARDO FREIRE
Http://www.euqueroumfilhote.com.br

Será que estrago meu filhote?


Mesmo com a melhor das intenções, pode ser que você esteja prejudicando a saúde e comportamento do seu filhotinho. Saiba como não pisar na bola!

1 DEIXAR O PEQUENO FAZER DE TUDO
É engraçado vê-lo morder as coisas, mais isso vai virar um costume! Ao flagrá-lo fazendo isso, enrole um jornal e bata com o mesmo no chão (nunca nele!) e diga com uma tonalidade forte de voz: “NÃO”.

2 DEIXAR O PEQUENO DORMIR EM SUA CAMA
O filhote precisa se habituar a dormir sozinho.

3 DAR COMIDA HUMANA PARA O AMIGÃO
É duro ver aquele olhar pidão, olhando para você e ao mesmo tempo para sua comida, mais, infelizmente, a frieza tem que prevalecer e ignorá-lo, caso contrário, você nunca mais terá sossego nas refeições. Outro fator: Uma ótima ração irá suprir suas necessidades diárias de alimentação.

4 CUIDADOS COM OBJETOS, O FILHOTE ESTÁ POR PERTO!
Pois é, ele é um aspirador! Filhote, encontra até uma simples agulhinha com facilidade que poderá ser digerida pelo amigão. Sapatos podem ser transformados em ciclete por ele, pois até 1 aninho, irá adorar fazer isso! Mantenha sapatos, bolsas e objetos perigosos longe do pequenino. No chão, somente deixe coisas dele que não são inofensivas.

5 DAR SUA SOBREMESA AO FILHOTE
Docês e outros alimentos que contenham açúcar são prejudiciais ao amiguinho e também cãozinhos adultos.

6 DEIXAR O FILHOTE ROER OSSINHOS DE FRANGO
De graças a Deus, se até, este presente momento, não houve nada com o amiguinho! As lascas dos ossos galetos formam espetos e podem causar perfurações por dentro do amiguinho.

7 FILHOTE PODE SENTIR CIÚMES
Quando alguém chega perto de você, ele demonstra que não está gostando de tal situação. Cuidado! Isso, pode causar probleminhas para você mais para frente. Reprenda-o, acaso isso aconteça!

8 MANTER O FILHOTE SEMPRE PRESO
Isso pode ocasionar distúrbios em seu comportamento, tornando-o agressivo.

Por EDUARDO FREIRE


Meu filhote dorme muito, é certo?



O filhotinho dormindo terá seu sistema imunológico, sistema nervoso e seu metabolismo funcionando melhor. Portanto, é importante que o mesmo tenha um bom sono.

Assim como os bebês humanos, os filhotes também precisam dormir. Nesta fase de sua vida, até aproximadamente seus 4 meses, os cãezinhos precisam de descanso, pois seu desenvolvimento está a todo vapor.

As fases do sono do filhote
Os filhotes assim como os cães adultos, possuem 2 fases do sono: superficial ou ondas cerebrais lentas; e movimento rápido dos olhos (REM). No estágio superficial, o cão fica quieto e alerta, tem uma respiração profunda e ritimada, sua pressão sanguínea, seu metabolismo e sua atividade cerebral diminuem.
Primeira fase do sono
o filhote pode acordar repentinamente devido a estímulos sensoriais. O estágio superficial dura de 10 a 20 minutos.
Segunda fase do sono
Na segunda fase, REM, as pálpebras do cão se movem, daí o nome "rápido movimento dos olhos". A respiração nessa etapa [é mais irregular, rápida e superficial - às vezes o cachorro parece não estar respirando. Também ocorrem movimentos nas patas, músculos da face e orelhas.

Duração do sono dos filhotes
Filhotes dormem muito, passando de 12 horas diárias, em intervalos de tempo. Já, os cães adultos, dormem em média 9 horas por dia. Os filhotinhos e os caninos adultos podem prolongar esse tempo se ficarem sozinhos, sem a companhia do seu dono.

Será que os filhotes sonham?
Você já deve ter percebido que, as vezes, o filhote quando está dormindo, late, chora ou mexe as patinhas, portanto, não se assuste: 'Ele está sonhando!'De acordo com pesquisas de ondas cerebrais feitas em cães, a resposta é afirmativa. Segundo as mesmas, foi constatado que algumas atividades cerebrais caninas, durante o sono, são semelhantes as de quando uma pessoa está sonhando. Assim, é quase certo que o melhor amigo também sonha! Outra curiosidade, é que, os filhotes e cães idosos sonham mais do que os cães adultos.

O que os filhotes sonham?
O conteúdo dos sonhos dos filhotes ainda é um mistério. Uma idéia sobre isso é a maneira de se relacionar com o mundo: A criança usa mais a visão e a língua falada; já o filhote usa mais a audicão e o olfato. Assim, o sonho deles deve ser diferente dos seres humanos...


Por EDUARDO FREIRE
http://www.euqueroumfilhote.com.br/