sábado, 14 de fevereiro de 2009

Meu filhote me lambeu! Isso, faz mal?



Levar um beijo do seu cãozinho não faz mal. Estudo demonstra que levar uma lambida do melhor amigo ou compartilhar a cama com ele não oferece risco à nossa saúde como muitos pensam.

Um estudo realizado na universidade Kansas State, em Manhattan, EUA, pela médica veterinária Kate Stenske, mostrou que o contato próximo entre caninos e os seus proprietários não traz riscos para a saúde humana.

O estudo da médica veterinária que analisou os riscos relacionados à bactéria Escherichia coli, causadora de problemas comuns como infecções do intestino, será publicado na próxima edição do American Journal of Veterinary Research.

Para ter plena convicção da afirmação, a veterinária coletou amostras de fezes de cães e de seus proprietários, conseguindo provar que na grande parte dos casos, o micro-organismo encontrado nos seres humanos é mais resistente e, por isso, mais perigoso à saúde - do que o encontrado entre os cachorros. Em 10% dos casos, cães e seus proprietários compartilhavam o mesmo tipo da bactéria E. coli. Isso mostrou que, na maior parte das vezes, nós, seres humanos, somos mais perigosos para os cães - ao transmitir uma bactéria mais resistente - do que o contrário.

Apesar da pesquisa ser satisfatória, Kate recomenda sempre ter bom senso na prática da higiene pessoal. “ É fundamental lavar bem as mãos antes de preparar alguma refeição ou de brincar com seu cachorro, por exemplo.”, afirma.

A médica veterinária confessa que o interesse pelo assunto abordado nasceu em função da relação PROPRIETÁRIO x CACHORRO.

Fonte Época
Texto EDUARDO FREIRE
http://www.euqueroumfilhote.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário